Dentre os produtos anunciados na última quarta-feira pela Apple em um evento em San Francisco, na Califórnia, estava uma nova versão do “iPod Classic” equipado com um disco rígido de 1.8 polegadas e 160 GB, um aumento de capacidade de mais de 30%sobre a versão anterior, de 120 GB. Mas o mistério era: de onde veio este disco rígido? Nenhum fabricante havia anunciado nada semelhante.
O mistério foi resolvido na quinta-feira pela Toshiba, que anunciou no Japão o MK1634GAL, o modelo usado no novo produto da Apple. Com apenas um prato e interface ATA100, o disco tem velocidade de rotação de 4.200 RPM, mede 5,4 × 0.5 × 7.1 cm e pesa apenas 48 gramas. Algo essencial num componente de um aparelho que, montado, pesa apenas 140 gramas.
Vale lembrar que o iPod Classic, antes do modelo de 120 GB, já era vendido em versões de 80 e 160 GB. Todavia, os discos rígidos desses modelos eram largos e pesados demais, forçando os iPods a terem um desenho grande e quadradão. Os drives de 80 e 160 GB foram abandonados em favor do intermediário de 120 GB, que por seu tamanho menor reduziu o perfil do iPod Classic e permitiu formas mais arredondadas.
O novo disco rígido já está disponível aos fabricantes de equipamentos, como a Apple. Preço não foi divulgado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário