Com direito a presença ilustre de Steve Jobs a Apple apresentou nesta quarta-feira sua remodelada linha de iPods e o iTunes 9, na expectativa de entrar de vez no mercado de videogames e resgatar a cultura dos álbuns entre os jovens acostumados a comprar singles digitais. Após cerca de seis meses de licença médica, Jobs apareceu logo no início do show e foi aplaudido de pé pela plateia eufórica.
- Estou muito feliz por estar aqui com todos vocês - disse o CEO da Apple - Como sabem, há cerca de cinco meses eu passei por um transplante de fígado. Então agora vivo com o fígado de um rapaz de 20 anos que morreu num acidente de carro. Eu não estaria aqui sem esse tipo de generosidade, então espero que todos nós possamos ser generosos e nos tornarmos doadores de órgãos - convocou Jobs, para depois agradecer a Tim Cook, que assumiu o cargo de CEO na sua ausência, e a todos os executivos da empresa.
iTunes 9 traz álbuns completos, Genius e melhor sincronização
A grande notícia para os nostálgicos do tempo dos discos de vinil com elaboradas capas e encartes é o lançamento do iTunes LP. Com o novo formato de álbum digital será possível comprar discos inteiros com letras, fotos, vídeos e outras informações.
O iTunes LP - anteriomente chamado de "Cocktail" - tem como objetivo resgatar a cultura de se comprar álbuns completos, no lugar de singles individuais. Não por acaso, o projeto foi desenvolvido pela Apple em parceria com as gravadoras EMI, Sony, Warner and Universal.
O Genius, que monta listas com base no gosto musical do usuário, aparece reformulado no iTunes 9, com a nova função de criação de "mixes" que funcionam como estações de rádio de ritmos específicos. Segundo a Apple, isso é possível graças aos mais de 54 bilhões de músicas que já foram enviadas para a base de dados do Genius, tornando-o mais inteligente.
No iTunes 9 a sincronização ficou mais inteligente, podendo ser feita entre músicas, playlists ou por artistas ou gêneros específicos. Além disso, todas as músicas e filmes comprados no iTunes poderão ser compartilhados por até cinco computadores. Essa função ainda não tem utilidade no Brasil, uma vez que a iTunes Store não funciona aqui.
Ficou mais fácil também organizar seus aplicativos. Basta clicar em Apps e tudo que estiver disponível no iPod aparece. A partir daí, para reorganizá-los basta clicar e arrastar a vontade.
Apple aposta em iPod Touch como plataforma de games
Mas a estrela da companhia continua sendo o iPod. O aparelhinho domina 73,8% do mercado mundial de tocadores de mp3. E, segundo a Apple, o modelo que mais vem crescendo é o iPod Touch. Não é difícil imaginar o motivo. O Touch tem mais funções que seus irmãos mais velhos. Ele funciona como mp3 player, computador de mão com acesso à internet e plataforma de jogos.
E é nessa terceira categoria que a Apple está apostando suas fichas agora. Durante o evento, subiram no palco executivos de grandes estúdios de jogos como a Ubisoft e a EA para anunciar lançamentos para o Touch. Assassin's Creed e Madden NFL 2010 chegam à plataforma ainda este ano, custando cerca de US$ 10 - bem abaixo do preço de jogos para Nintendo DS ou Sony PSP.
A Apple aproveitou para alardear todas as vantagens que o Touch tem sobre seus adversários no mercado de consoles portáteis (DS e PSP). Segundo a empresa, ele ganha em número de jogos disponíveis (21 mil, contra 3.680 do DS e 607 do PSP), pelos games serem mais baratos e por trazer a interface multitouch, a facilidade de compra pela App Store e o mp3 player integrado.
Para garantir aos usuários uma biblioteca ampla de jogos, a Apple lançou um iPod Touch com 64GB de capacidade, a US$ 399. O aparelho de 32GB sai por US$ 299 e o de 8GB a US$ 199.
iPod Nano ganha câmera de vídeo
O novo iPod Nano traz câmera de vídeo, rádio FM e um pedômetro, para calcular distância percorrida e calorias gastas durante exercícios. A tela, de 2,2 polegadas, é um pouco maior que a do modelo anterior. O aparelho de 8GB custará US$ 149 e o de 16GB, US$ 179.
O iPod Classic continua custando US$ 249, mas a capacidade passa de 120GB para 160GB. O iPod Shuffle ganha novas cores e adaptador para diferentes tipos de fones de ouvido. O modelo de 2GB sai a US$ 59 e o de 4GB a US$ 79. Uma edição especial de aço cromado custará US$ 99.
A função Genius, que analisa o tipo de música que o usuário mais ouve para montar listas de músicas de acordo com o gosto dele, agora também funcionará para aplicativos. No iPhone OS 3.1 o Genius indicará os aplicativos mais adequados para seu aparelho, de acordo com as suas funções preferidas.
Além disso, graças a um acordo com as quatro grandes gravadoras, o iPhone passará a ter disponíveis 30 mil ringtones por US$ 1,29 cada.
Fonte: Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário