terça-feira, 8 de setembro de 2009

IBM lança processadores RISC POWER7 com oito núcleos


A IBM apresentou durante a conferência Hot Chips em Palo Alto, na Califórnia, sua família de processadores POWER7. Disponível em versões com 4, 6 ou 8 núcleos por chip, os processadores serão usados em servidores de altíssimo desempenho e supercomputadores.

Produzidos em processo de 45 nanômetros, os chips rodam a 4 GHz e cada um é equipado com um par de controladores de memória DDR3, permitindo transferências entre o processador e a memória a taxas de até 100 GB/s. Além disso, cada chip tem 32 MB de cache L3.

Segundo o site Ars Technica, os processadores POWER7 foram projetados para sistemas com múltiplos soquetes, num total de até 32 processadores (cada um com 8 núcleos) em uma só máquina. Como cada núcleo é capaz de executar até 4 “threads” simultâneamente, isto dá um total de 1.024 threads em execução em dado momento.

Os novos chips da IBM também se destacam em outro quesito, o número de transistores. Um POWER7 de 8 núcleos com 32 MB de cache L3 tem 1.2 bilhões de transistores, contra 2 bilhões em um Intel Itanium “Tukwila” com 4 núcleos e 30 MB de cache L3. O número menos de transistores deve-e à arquitetura RISC, que em vez de oferecer ao programador um grande número de instruções de uso específico (como nos processadores Intel), possuem um número menor de instruções mais simples – portanto, menos componetnes eletrônicos dentro do chip. Menos transistores resultam em menor consumo de energia e menos calor, o que se reflete em economia na “conta de luz” do datacenter, e gastos reduzidos com sistemas de refrigeração.

Processadores IBM POWER7 devem chegar ao mercado em meados de 2010. Os chips são baseados na arquitetura POWER, que tem um descendente ilustre: a família PowerPC, usada durante mais de uma década como “coração” dos Macs e base para os processadores (todos produzidos pela IBM) usados nos três representantes da geração de consoles de videogame domésticos: o PlayStation 3, o XBox 360 e o Nintendo Wii.

Fonte: Geek.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário