terça-feira, 15 de setembro de 2009

Como se dar bem no novo emprego?


Entrar em um novo emprego sempre cria muitas expectativas na pessoa, principalmente, nas primeiras semanas. Vem a tensão de buscar fazer tudo certo, aquele “friozinho na barriga” e saber como será o relacionamento com os demais colegas de trabalho e seus superiores.

Nesse momento, existem pontos que podem influenciar de forma positiva ou negativa esse início. Fatores como atitude, gerenciar bem o tempo, transmitir uma boa imagem, trabalhar em equipe e pontualidade, são quesitos bem analisados pelos chefes nas primeiras semanas.

Para ensinar as melhores maneiras para o recém-contratado se dar bem no novo emprego, o Portal Administradores entrevistou o professor da UERJ, Julio Sergio Cardozo, consultor em gestão corporativa e “coaching” para executivos e autor de diversos artigos sobre gestão de negócios. Confira!

1) Ele está empregado. Agora, qual o segundo maior desafio a ser vencido?

O desafio agora é se "enturmar", ser aceito, fazer parte do grupo e conseguir as coalizões necessárias para progredir no novo emprego.

2) Quais são as principais dicas para o recém-contratado obter o máximo da sua nova oportunidade?

Prestar muita atenção no protocolo, muito das vezes não escrito. Refere-se ao comportamento dos demais e procurar não ser muito diferente. Pautar o seu comportamento por humildade, vontade de colaborar e estar sempre pronto para executar o que for solicitado com dedicação e afinco. Procurar se relacionar bem com os pares e superiores hierárquicos, aprender o modelo de liderança dos seus chefes e descobrir o que o chefe mais valoriza.

3) Quais as cinco principais aptidões necessárias para se dar bem em qualquer empresa?

Ética, espírito de colaboração, motivação, alegria e ambição para crescer.

4) Como administrar o tempo a seu favor?

O tempo é uma variável inelástica, isto é, não se recupera o tempo perdido. Procurar racionalizar as tarefas a ponto de executá-las no menor tempo possível e sempre aproveitar o tempo eventualmente disponível para aprender mais sobre a empresa, estudar para aperfeiçoar ou adquirir competências. Sempre que possível procure o chefe para conversar sobre como ajudar ainda mais a empresa a conseguir os resultados desejados.

5) Como moldar a imagem profissional correta dentro dos paramentos da nova empresa?

Prestar atenção nos demais e ver como eles agem. Fazer as perguntas pertinentes durante as sessões de engajamento. Normalmente, as empresas têm eventos para novos funcionários famializarem com as regras, normas e protocolos.

6) O trabalho de equipe é fundamental para demonstrar o seu potencial. O que fazer quando não se está integrado a alguma equipe?

Descobrir porque não está se integrando, conversando francamente com o chefe. Pode ser que o problema seja da própria pessoa. Em alguns casos, é melhor procurar outro lugar. É uma decisão exclusivamente pessoal. Não se deve ficar em um lugar onde não se está feliz.

Fonte: administradores.com.br

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