quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Nintendo é considerada 'melhor empresa do mundo' em pesquisa da BusinessWeek

A Nintendo foi considerada a "melhor empresa do mundo" em eleição feita pela revista BusinessWeek , com o Google e a Apple ocupando o segundo e terceiro lugares. A Sony e a Microsoft, principais rivais da Nintendo no mercado de videogames, não ficaram no Top 40. A Petrobras é a única empresa brasiliera da lista , ocupando a 22ª posição.

Para criar a lista, a firma de consultoria A.T. Kearney avaliou 2.500 empresas do mundo, separando aquelas que tiveram pelo menos US$ 10 bilhões em vendas em 2008, sendo no mínimo 25% fora da sua terra natal. As companhias foram então ranqueadas de acordo com o crescimento de suas vendas e valor de mercado nos últimos cinco anos.

Segundo a revista, dois grupos se destacam no Top 40, "empresas de tecnologia e telecomunicações em dia com a contínua demanda por hardware e serviços para celulares e plataformas digitais e companhias de equipamentos de indústria pesada e engenharia que se beneficiam do aumento de gastos em infraestrutura".

NINTENDO

Nintendo Wii

Depois de amargar anos de ostracismo no longo período de domínio do PlayStation 2, da Sony, a Nintendo se recuperou brilhantemente com o lançamento do Wii.

O console mudou a forma de se jogar videogames com o Wiimote, controle que reconhece movimentos e transforma o que era visto como uma diversão sedentária em uma atividade física - algumas vezes intensa.

Com games como WiiSports, WiiFit e as eternas franquias dos Irmãos Mario, o Wii alcançou um público pouco afeito a jogos eletrônicos, principalmente mulheres e crianças mais novas, abrindo uma nova fronteira para a indústria.

Neste ano o desempenho do Wii não tem sido tão brilhante. A crise econômica global demorou, mas atingiu o setor de videogames e a partir do segundo trimestre de 2009 as vendas do console da Nintendo caíram pela metade em relação ao mesmo período de 2008, com "apenas" 2,2 milhões de unidades vendidas.

Ainda assim, o console da Nintendo é o mais popular desta geração, com mais de 52 milhões de unidades vendidas, contra cerca de 30 milhões do Xbox 360, da Microsoft, e 23 milhões do PS3, da Sony.

Além do Wii, a Nintendo tem ainda o portátil DS, que já vendeu mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo e lidera listas de console mais vendido no Japão e nos EUA desde 2007.

GOOGLE

A empresa que revolucionou a forma de se fazer buscas online no fim da década de 90 estendeu seus tentáculos durante esse início de século em direção a quase todas as áreas ligadas à internet (ou não).

É possível hoje viver a experiência online usando apenas serviços do Google. O internauta pode enviar mensagens pelo Gmail, editar documentos no Google Docs, assistir vídeos no YouTube, acompanhar notícias no Google News, publicar e editar fotos no Picasa, expor suas opiniões ao mundo no Blogger e consultar mapas no Google Maps. Tudo isso sem gastar um tostão, pois todos esses serviços são gratuitos.

Então como essa empresa ganha dinheiro? Ferramenta de busca de mais de 60% dos internautas do mundo, o Google tem uma enorme quantidade de tráfego online e publicidade em quase todas as suas páginas. Além disso, a empresa criou um sistema de venda de anúncios que lhe rendeu US$ 25 bilhões em 2008.

APPLE

A empresa, fundada em 1976, mudou o nome de "Apple Computer Inc" para apenas "Apple Inc" em janeiro de 2007, oficializando a ampliação de seu portfólio de produtos.

Considerada uma das responsáveis pela criação do mercado de computadores pessoais, com o Apple II, 25 anos depois a empresa revolucionou também o negócio de tocadores digitais de música e de smartphones, com o iPod e o iPhone, respectivamente. Já são mais de 50 milhões de aparelhos iPhone e iPod Touch vendidos em 77 países em apenas dois anos.

iPhone

A Apple produz ainda o software utilizado em seus produtos e vários aparelhos secundários para incrementá-los. Tudo isso a empresa vende em suas próprias lojas, que já são mais de 250 pelo mundo.

Para fechar, a Apple ainda tem a App Store, que vende aplicativos para o IPhone e o iPod Touch, e o iTunes, que vende músicas e filmes em formato digital.

Os downloads em sua loja de aplicativos ultrapassaram dois bilhões e o catálogo tem mais de 85 mil aplicativos disponíveis para iPhone e iPod Touch. O iTunes é a principal vendedora de música nos EUA, com mais de seis bilhões de canções vendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário