quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Finlândia é primeiro país a tornar internet banda-larga um direito


O governo da Finlândia anunciou nesta quarta-feira a aprovação de uma pioneira lei que garante acesso universal à internet banda-larga. Em julho de 2010 a nação nórdica será a primeira a dar um megabit de conexão para todos os seus cidadãos. medida foi anunciada pelo Ministro dos Transportes e das Comunicações como o primeiro passo para uma conexão universal de 100 Mb, meta do governo para 2015.

A Finlândia tem uma população de 5,5 milhões de pessoas - menor que a da cidade do Rio de Janeiro -, dos quais aproximadamente 79% usam a internet. Segundo a Wikipedia, todas as escolas e bibliotecas públicas do país têm acesso à web.

Um estudo recente patrocinado pela Cisco coloca a Finlândia em 16º num ranking que determinava a capacidade dos países de oferecer um serviço de banda-larga adequado para os tempos atuais. Na mesma lista o Brasil ficou na 45º posição, com um serviço considerado "inadequado".

Os nove países mais bem colocados foram Coreia do Sul, Japão, Suécia, Lituânia, Bulgária, Letônia, Holanda, Romênia e Dinamarca. A velocidade média mundial de download hoje em dia é de 4.75Mbps (megabits por segundo) e a de upload, 1.3Mbps.

Fonte: O Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário