A examinadora independente Exin quer qualificar 4,8 mil profissionais brasileiros em ISO 20000, a norma que garante qualidade em serviços de TI, no prazo de três anos.
A meta da entidade é atrair 15% dos mais de 32 mil brasileiros que já se qualificaram em ITIL para a certificação.
Mas o órgão aposta em um amento da demanda nos próximos anos e está investindo na tradução dos exames para facilitar o acesso dos profissionais. Três módulos do treinamento já foram adaptados ao idioma local.
A norma foi publicada em 2005, mas só foi adotada por algumas empresas brasileiras até o momento, entre elas Asyst Sudamérica, HP, CPM Braxis, T-Systems e Prodesp. A entidade destaca, no entanto, que a ISO 20000 não é útil apenas para profissionais que trabalham nessas empresas.
“Qualquer profissional que está no meio de um processo de melhoria de qualidade de serviços é um candidato. Mesmo que a organização não tenha um projeto de ISO 20000”, destaca Milena.
De acordo com a executiva, os profissionais que quiserem se certificar na norma podem aproveitar qualificações pregressas, como ITIL e Cobit. “Todas as certificações, inclusive em outras ISO, são aproveitadas no programa de treinamento. O aluno elimina algumas etapas”, diz Milena.
O custo médio dos treinamentos de três dias varia entre 1,2 mil reais e 1,5 mil reais e a prova de certificação custa entre 400 reais e 500 reais, segundo Milena. A política comercial varia de acordo com o centro de treinamento. Uma lista dos locais que oferecem cursos preparatórios para os exames está disponível no site da Exin.
Fonte: Info Online
Muito interessante que realmente seja feita de uma forma que avalie e seja regulamentado e fiscalizado e não da forma como as demais "ISO'S" existentes no mercado, que apenas servem para participar de licitações ou algo parecido e dificilmente existem empresas sérias que sigam o protocolo. Bom também para nós profissionais porque, a parte de consultoria e certificação de qualidade gera bons salários para quem consegue se inserir e gosta da área!
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