O Google revelou planos para adicionar ao Chrome, seu navegador web, a capacidade de sincronizar dados com uma conta Google. Inicialmente o recurso será usado para criar uma cópia online dos favoritos (bookmarks) do usuário, que estará sempre acessível através de uma interface web, ou para sincronizar marcadores entre várias cópias do navegador – por exemplo, uma em casa e uma no trabalho ou, como está cada vez mais comum, uma no notebook e outra no computador de mesa.
O anúncio foi feito por Tim Steele, desenvolvedor da Google, na lista de discussão do Chromium, a face Open Source do Google Chrome. Segundo Steele, uma versão do navegador com o novo recurso habilitado pode ser liberada para desenvolvedores ainda neste mês.
O código responsável pelo recurso será implementado aos poucos no Chromium, para que possa ser adequadamente analisado pelos desenvolvedores. A sincronização já funciona, de forma experimental, nas versões Linux e Windows do navegador, mas não na versão para o Mac OS X (que ainda sequer foi oficialmente lançada).
A idéia não é nada nova, nem é da Google. Atualmente serviços como o Xmarks (www.xmarks.com) já permitem a sincronização de marcadores entre navegadores, com suporte para o Firefox, Internet Explorer e Safari. Embora tenham um número não desprezível de assinantes, esse tipo de serviço ainda não é conhecido do público em geral. Graças à força do nome Google, a idéia pode se popularizar entre um número muito maior de usuários.
Fonte: Geek.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário