segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Empresa demonstra receptor e gravador de TV e vídeo rodando Android
Segundo o site LinuxDevices, o software usado na demonstração é uma versão do Android para processadores baseados na arquitetura MIPS32 feita pela Embedded Alley, com apoio da própria MIPS Technologies. A isso a Sigma Designs adicionou mais algumas modificações para que o sistema pudesse tirar proveito do recurso de decodificação de vídeo acelerada por hardware encontrado em seus chips, bem como trabalhar melhor com telas de alta definição (com resolução de até 1080p, também conhecida como “FullHD”).
A idéia não é produzir um modelo de set-top box, mas sim comercializar uma plataforma (baseada em processadores da Sigma Designs e sua versão do Android) para que outros fabricantes possam criar seus próprios aparelhos. A Sigma Designs atualmente produz SoCs utilizados em uma enorme variedade de aparelhos, de set-top boxes para TV a cabo a DVD players e Blu-ray players.
Entre os recursos do Google Translate, está o “Detect Language”, capaz de reconhecer o idioma dos textos automaticamente. No entanto, a precisão depende da quantidade de texto presente no documento.
De acordo com a empresa, o maior desafio está em adicionar novas línguas ao projeto. Para ampliar a abrangência do produto, a empresa firmou que necessita de uma quantidade enorme de textos em dois idiomas para realizar as comparações.
Usuários interessados em enviar material podem entrar em contato com os responsáveis pelo Translate. Hoje a ferramenta suporta 42 línguas, incluindo o português.
As opções de tradução abordam a conversão direta de uma página na web, de documentos completos e até de pequenas sentenças.
“Você pode substituir o original com a tradução ou criar um novo documento. Toda formatação continuará a mesma, independentemente da linguagem. A tradução não é perfeita, mas estamos continuamente trabalhando para melhorar sua qualidade”, afirmou Rita Chen, gerente associada de produtos do Google Docs.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Garrafa no copo
Para os beberrões de plantão, aí vai uma sacada bacana.
Beber no copo ou diretamente da garrafa? Por que não ambos? Esta tulipa de vidro permite beber a cerveja de cabeça para baixo, e sem entornar. Achei este e outros produtos como band-aid e cigarros de bacon em uma loja muito louca, a NeatOrama, que oferece várias opções de esquisitiçes divertidas. Vale a pena conferir.
Um brinde para inovações em drinkware.
Stellarium, um planetário no seu PC
Quem gosta de astronomia vai adorar o Stellarium. O programa é um planetário virtual, que permite ver o céu em 3D de acordo com as coordenadas geográficas inseridas.
Ao contrário do Google Earth e do World Wide Telescope, nele não há fotos em alta definição de galáxias ou nebulosas. As imagens que aparecem são as que uma pessoa comum vai conseguir ver a olho nu ou com lunetas, binóculos e telescópios de pequeno porte. Pode parecer uma desvantagem, mas isso permite conhecer mais facilmente o céu e suas constelações. É complicado ter a mesma noção em outros aplicativos do gênero.
Totalmente gratuito, o Stellarium traz um conjunto de dados sobre o objeto celeste que for clicado, como magnitude e distância em relação à Terra. É possível ainda simular os níveis de poluição visual, para obter um céu mais realista – dentro da cidade de São Paulo, é bom colocá-la no nível máximo.
É interessante ter o programa instalado em um notebook, e usá-lo como assistente de observações noturnas. O modo “Noite” põe tudo em tons de vermelho, para não ofuscar a visão se você estiver no escuro. Outro recurso é a possibilidade de conhecer as constelações de diferentes mitologias, como a egípcia e a tupi-guarani. A versão 0.10.2 conta com um novo modo de projeção, chamado “Hammer-Aitoff”, que permite campos de visão bem vastos (até 360 graus).
Viaje pelas moléculas com o Jmol
Tudo bem que química não é a matéria preferida de muita gente. Mas talvez isso fosse diferente se mais pessoas estudassem usando o Jmol.
O aplicativo, aliás, tem sido cada vez mais usado em escolas. O programa permite visualizar estruturas moleculares em 3D. É possível ver coisas muito simples, como a água, mas o mais legal são as complexas, como o DNA e uma infinidade de proteínas. É preciso, no entanto, baixar os arquivos compatíveis em sites especializados, como o RCSB Protein Data Bank.
Entre os recursos disponíveis no software estão: zoom, exibição de rótulos com os nomes dos elementos químicos, visualização das ligações atômicas e seleção de átomos. Dá também para girar as estruturas em todas as direções. No download estão incluídos também os arquivos necessários para quem quiser incorporar o visualizador a um site.
Depois de tudo isso, vai dizer que não é divertido conhecer as estruturas atômicas da matéria? O maior ponto fraco do Jmol está em não vir com uma biblioteca de moléculas cuidadosamente selecionadas. Mas há uma série de tutoriais e sites na web que ajudam quem quiser aproveitar todas as potencialidades do software.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
O povo do Google toma chá de cogumelo
Os funcionários do Google nos Estados Unidos andam tomando porres de chá de cogumelo asiático. É o maior sucesso lá no Googleplex. Muito doido.
A bebida que as mentes brilhantes de Mountain View adoram entornar é o chá de Camboja. Feito com cogumelos fermentados, sua adição ao menu foi uma ideia do chef Joseph Desmond, do café Oasis. No começo, o pessoal torceu o nariz e não queria nem experimentar. Depois, bem de mansinho, ele conseguiu convencer um aqui, outro ali. Foi o que bastou para que a iguaria se tornasse popular.
Parece mentira, mas quem conta a história é o próprio Desmond, em vídeo do canal GoogleStudents, no YouTube (assista abaixo). Lá, há vários outros depoimentos de funcionários de várias partes do mundo, que contam como é trabalhar em uma das principais empresas do planeta. Estudantes universitários também dizem como tem sido o estágio na companhia.
Além dos restaurantes com comidas das mais exóticas, os benefícios vão muito além e incluem até mesmo massagem. Há também desafios constantes e gente altamente capacitada. Para dar conta do recado, não basta ser esforçado e bem preparado: é preciso ter muita criatividade. Vai um chá de cogumelo aí?
Fonte: INFO Online
Foto: Randy Son Of Robert/Flickr
Monte seu próprio Keyboard Cat
O Keyboard Cat, o famoso gatinho que aparece tocando teclado num vídeo de sucesso recente na web, ganhou agora uma versão em papercraft (clique no link para abrir o arquivo pronto para impressão), aqueles bonequinhos de papel que nos fazem lembrar os tempos de recortar e colar da escola.
Fonte: Neatorama.com
O adeus ao Orkut e MSN para as secretárias
A Cloud Telecomputers, uma empresa norte-americana patrocinada por investidores como Ed Zander, ex-CEO da Motorola, e Ken Oshman, inventor do primeiro PABX digital, apresentou recentemente sua Glass Platform, um aparelho (ou “telecomputer”) que pode ser classificado como a mistura de um terminal de acesso à internet com um telefone de mesa.
A idéia é substituir, na mesa da secretária, vários aparelhos relacionados a telecomunicações, como o telefone KS e o PC com o programa de e-mail e agenda do chefe, por um único dispositivo que agilize o trabalho e crie menos distrações, além de economizar espaço. A “Glass Platform” tem uma tela LCD colorida de 8 polegadas sensível ao toque, Bluetooth (para integração com telefones celulares) e software VoIP com tecnologia HDAudio, para maior clareza nas ligações, rodando sobre o sistema operacional Android, do Google.
Além disso, a plataforma tem aplicativos como caixa postal visual, transcrição de mensagens faladas, compartilhamento de tela com outros aparelhos e até mesmo integração com redes sociais como a LinkedIn, voltada a contatos profissionais. A empresa espera que, graças a APIs abertas e ao sistema operacional Android, com o tempo surjam novos aplicativos capazes de tirar proveito das características dos aparelhos.
A Cloud Telecomputers não venderá seus telecomputers diretamente aos consumidores. Em vez disso, comercializará licenças de uso de sua plataforma para que outros fabricantes possam desenvolver seus próprios aparelhos com base na mesma tecnologia, e oferecerá um “desing de referência” para quem quiser produzir rapidamente um aparelho adicionando apenas sua marca. Mais informações no site oficial da empresa, em www.cloudtelecomputers.com.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Menor celular do mundo chega no Brasil ainda este ano
Ele é menor que um cartão de crédito, mais fino que uma caixa de fósforos e pesa apenas 40 gramas. O modu, menor e mais leve telefone do mundo, de acordo com a edição 2009 do “Guiness Book”. De acordo com a companhia israelense, o modu deve chegar a países da América Latina (incluindo o Brasil), Europa e Ásia por volta de outubro.
Ele tem uma tela de 1,3 polegadas e nenhum botão. Não parece ser nada confortável e não vejo porque alguém compraria um destes.
Fonte: Jornal Tecnologia
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Exin quer fazer ISO 20000 decolar no Brasil
A examinadora independente Exin quer qualificar 4,8 mil profissionais brasileiros em ISO 20000, a norma que garante qualidade em serviços de TI, no prazo de três anos.
A meta da entidade é atrair 15% dos mais de 32 mil brasileiros que já se qualificaram em ITIL para a certificação.
Mas o órgão aposta em um amento da demanda nos próximos anos e está investindo na tradução dos exames para facilitar o acesso dos profissionais. Três módulos do treinamento já foram adaptados ao idioma local.
A norma foi publicada em 2005, mas só foi adotada por algumas empresas brasileiras até o momento, entre elas Asyst Sudamérica, HP, CPM Braxis, T-Systems e Prodesp. A entidade destaca, no entanto, que a ISO 20000 não é útil apenas para profissionais que trabalham nessas empresas.
“Qualquer profissional que está no meio de um processo de melhoria de qualidade de serviços é um candidato. Mesmo que a organização não tenha um projeto de ISO 20000”, destaca Milena.
De acordo com a executiva, os profissionais que quiserem se certificar na norma podem aproveitar qualificações pregressas, como ITIL e Cobit. “Todas as certificações, inclusive em outras ISO, são aproveitadas no programa de treinamento. O aluno elimina algumas etapas”, diz Milena.
O custo médio dos treinamentos de três dias varia entre 1,2 mil reais e 1,5 mil reais e a prova de certificação custa entre 400 reais e 500 reais, segundo Milena. A política comercial varia de acordo com o centro de treinamento. Uma lista dos locais que oferecem cursos preparatórios para os exames está disponível no site da Exin.
Fonte: Info Onlinesexta-feira, 14 de agosto de 2009
Twitter anuncia ferramenta para retuitar
O Twitter acaba de anunciar em seu blog uma ferramenta oficial para o retuites (RT). Como a função foi criada pelos usuários para encaminhar mensagens identificando o autor, ela ainda não é automática no site.
Assim, toda vez que uma pessoa quer encaminhar um post, precisa copiar a mensagem do outro, colocar uma @ antes do nome e um RT no início. Ou usar um dos programinhas de desktop, que fazem isso de forma mais fácil.
Agora o projeto do Twitter, que deverá está no ar nas próximas semanas, identificará as mensagens que foram encaminhadas. A equipe de Biz Stone e companhia também pensou na possibilidade de desativar a ferramenta, caso você se irrite com tantos retuites.
Esse passo do Twitter, que é importante e certamente poderia ter ocorrido antes, mostra como o repasse de informações mudou desde que o site se tornou mais popular. Cada diz mais vemos as pessoas que seguimos como filtros do que queremos ler, cada uma em sua área de especialidade (ou de generalidades). E é importante perceber também como a equipe do Twitter incorporou uma criação dos usuários.
PS: A imagem acima é o modelo que o Biz Stone desenhou e publicou no blog do Twitter.
Fone: Info Online
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Talentos: por que é tão difícil encontrá-los
Mas por que isso ocorre? Na medida em que a automação avança, os cargos e funções disponíveis no mercado são cada vez mais voltados a pessoas, à interação, à comunicação e ao trabalho em equipe.
Isso torna a escolha das pessoas parte fundamental do sucesso dos empreendimentos. Identificar quais as exigências da função e arranjar alguém que satisfaça essas exigências. Em outras palavras, que venha a ser competente.
Em termos de gestão, o conceito de competência associa-se à capacidade das pessoas em gerarem resultados para a organização, e é neste ponto que começa o problema. O “mix” de competências comportamentais requisitadas pelo mercado de trabalho mudou drasticamente nas últimas décadas, mas a população não mudou.
No passado, haviam centenas de funções de execução de tarefas que requeriam disciplina, regularidade, assiduidade, previsibilidade, estabilidade, investigação, força bruta, submissão e obediência cega às ordens. Muitas dessas funções requeriam pouca ou nenhuma interação com pessoas. As estruturas eram muito hierarquizadas e as pessoas se relacionavam apenas com seus colegas próximos e chefes diretos.
Por outro lado, características como dinamismo, auto-iniciativa, criatividade e capacidade de comunicação podiam mesmo ser vistas com alguma desconfiança. Há ainda, hoje em dia, pequenos empresários que vêem pessoas mais falantes, criativas e objetivas como “espertas demais”, e que podem “roubá-los” caso se descuidem.
A grande mudança veio com a automação de funções, que já liberou a mão-de-obra humana de uma série de tarefas. Entre elas, atividades de atendimento telefônico, por exemplo, do tipo “...se quiser falar com assistência técnica, disque 2, se quiser crédito e cobrança, disque 3...” e assim por diante.
Fonte: administradores.com.br
O segredo é a adição de um material chamado de olivina, um mineral composto de magnésio, ferro e silício que é um dos mais abundantes no planeta, ao ânodo da bateria. As baterias tem tensão elétrica (o termo “voltagem” é incorreto) nominal de 3.2 volts e capacidade de 1.1 ampére-hora, com peso de apenas 40 gramas.
Segundo a Sony as novas baterias, que são capazes de reter 80% da capacidade mesmo esgotada sua vida útil, serão usadas primeiro em ferramentas elétricas, e depois em uma “ampla gama de eletrônicos de consumo e dispositivos móveis” (como câmeras, por exemplo). Elas não serão vendidas ao consumidor final, mas já estão disponíveis para os fabricantes de equipamentos.
Fonte: Geek
Antivírus da CA desabilita arquivos Windows
A nova versão do produto identificou diversos arquivos com extensões .DLL e .EXE como ameaças infectadas por um suposto vírus identificado como StdWin32.
Para piorar a situação, o próprio programa de segurança identificou seus dados como perigosos, colocando-os em quarentena. Como resultado da confusão, o sistema para de funcionar necessitando de uma ação externa para voltar ao normal. Como restauração do sistema no modo de segurança.
A empresa CA divulgou um aviso pedindo desculpas e informando que a causa do update defeituoso foi identificada como um problema no sistema de detecção. “Para resolver o problema, vamos reverter a atualização para seu estado anterior”, informou a empresa.
O update 34.0.6674 deve reverter o problema. Usuários com a versão defeituosa devem atualizar seus programas. Aqueles que não baixaram o software com erro devem evitar fazer novos updates até que uma solução final seja confirmada.
Fonte: Info Online
O blog chinês LiveSino descobriu os dois próximos serviços a chegar no Windows Live. São eles: Documents e Devices. Com direito a screenshots e tudo mais, eles são mais importantes para o cenário global no qual a Microsoft trabalha há algum tempo do que aparentam. Vamos por partes.
É fácil matar a charada do Windows Live Documents – pelo menos em tese. Office Web Applications lhe diz algo? Pois então. Provavelmente o Live Documents fará a ponte e todo o trabalho de sincronia entre arquivos locais e hospedados na nuvem. Reforça essa teoria o fato do time de Office Live Workspace, serviço que atualmente cumpre esse papel com a versão atual do Office (2007), ter se juntado ao do Windows Live no começo do ano.
Mas é o Windows Live Devices que dará uma mexida violenta no mercado. O LiveSino conseguiu imagens da home do serviço, onde se lê a seguinte mensagem: “Seus dispositivos, todos num só lugar. Adicione seus PCs, Macs, celulares e porta-retratos digitais ao Windows Live”. Abaixo, algumas possibilidades do serviço, como sincronia de arquivos entre todos os dispositivos, conexão com o PC a partir de um navegador, e trabalho colaborativo. Notou semelhança com algum outro serviço da Microsoft?
Isso, Live Mesh. O Windows Live será o “formato comercial” da tecnologia, que, como sempre lembramos, não é um programa, é uma plataforma. A Microsoft nunca prometeu um “programa Live Mesh”, mas sim o uso da ferramenta enquanto plataforma. O grandioso plano de integração total da Microsoft começa a entrar na reta final, e com isso, torna-se mais claro.
Assim, temos o Live Mesh servindo de base para toda a parte de integração entre dispositivos e Internet, invisível aos olhos do usuário, que por sua vez, verá Windows Live, Windows 7, Windows Mobile 6.5/7, Zune, Xbox. E isso é só a ponta do iceberg. Há toda uma gama de serviços tendendo a um caminho comum.
Fonte: LiveSide
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Chuva de meteoros Perseídeas
Nessa quarta-feira, 12 de agosto, acontecerá o pico da chuva de meteoros perseídeas.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Cursos gratuitos SEBRAE - Faça & Aconteça
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Microsoft libera Windows XP Mode RC
Lançado em abril deste ano, o Windows XP Mode foi muito bem recebido. O programa/sistema nada mais é que uma imagem do Windows XP virtualizada no Windows 7, e que permite rodar programas independentes do desktop do XP. Na época, escrevi uma análise do Windows XP Mode; caso queira mais detalhes sobre seu funcionamento, dê uma lida.
Hoje, a empresa liberou a versão Release Candidate do Windows XP Mode. Exclusivo das edições Professional, Ultimate e Enterprise do Windows 7, o RC funciona nos Windows 7 RC e RTM. É disponibilizado gratuitamente, e a instalação é super simples.
As novidades do Windows XP Mode RC são várias. Confira alguns destaques:
- Possibilidade de conectar dispositivos USB, como pendrives e impressoras, direto da barra de tarefas do Windows 7, permitindo que programas rodando no XP Mode façam uso deles sem que seja preciso abrir o desktop do XP;
- Aplicativos mais usados do XP Mode acessíveis via jump list;
- Personalização do local onde os arquivos do HD virtual do Windows XP fica;
- Possibilidade de desabilitar compartilhamento de arquivos entre Windows XP e Windows 7;
- Na primeira inicialização, há um tutorial sobre como usar o Windows XP Mode.
O Windows XP Mode é focado para clientes corporativos, e visa sanar as incompatibilidades de sistemas com as versões mais recentes do Windows. Assim, quem se via preso ao Windows XP por conta de um ou dois aplicativos legados, agora pode fazer a transição para a última versão do Windows (7) sem medo de ficar na mão.
Fonte: WinAjuda
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Apple Store Brasil pode abrir em agosto
Loja virtual já está a postos para atender os usuários brasileiros
O site MacMagazine publicou hoje uma nota com um “link direto” do que seria a versão brasileira da Apple Store, loja virtual da empresa. Testando o link, vê-se que a loja está fechada, com o conhecido lembrete “We’ll be back soon” (Estaremos de volta em breve), dando a entender que pode abrir a qualquer momento.
Segundo informantes da Geek/Mac+ próximos à Apple, a loja virtual existe mesmo e pode ser aberta ainda em agosto, mas não há uma data definida. Especulou-se que abriria a partir do dia 10 de agosto, mas não há qualquer confirmação.
Além de vender produtos pronta-entrega, a loja virtual vai finalmente vender os Macs sob encomenda (BTO – Build To Order, em inglês). Nossas fontes afirmaram que já existe um procedimento estabelecido para trazer máquinas BTO para o Brasil mas, por enquanto, só para clientes corporativos.
Até o momento, não conseguimos um contato com a assessoria da Apple Brasil para confirmar ou comentar a informação.
Fonte: geek
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Chrome armazenará favoritos e dados "em nuvem"
O Google revelou planos para adicionar ao Chrome, seu navegador web, a capacidade de sincronizar dados com uma conta Google. Inicialmente o recurso será usado para criar uma cópia online dos favoritos (bookmarks) do usuário, que estará sempre acessível através de uma interface web, ou para sincronizar marcadores entre várias cópias do navegador – por exemplo, uma em casa e uma no trabalho ou, como está cada vez mais comum, uma no notebook e outra no computador de mesa.
O anúncio foi feito por Tim Steele, desenvolvedor da Google, na lista de discussão do Chromium, a face Open Source do Google Chrome. Segundo Steele, uma versão do navegador com o novo recurso habilitado pode ser liberada para desenvolvedores ainda neste mês.
O código responsável pelo recurso será implementado aos poucos no Chromium, para que possa ser adequadamente analisado pelos desenvolvedores. A sincronização já funciona, de forma experimental, nas versões Linux e Windows do navegador, mas não na versão para o Mac OS X (que ainda sequer foi oficialmente lançada).
A idéia não é nada nova, nem é da Google. Atualmente serviços como o Xmarks (www.xmarks.com) já permitem a sincronização de marcadores entre navegadores, com suporte para o Firefox, Internet Explorer e Safari. Embora tenham um número não desprezível de assinantes, esse tipo de serviço ainda não é conhecido do público em geral. Graças à força do nome Google, a idéia pode se popularizar entre um número muito maior de usuários.
Fonte: Geek.com
domingo, 2 de agosto de 2009
Cooliris
Cooliris é um visualizador de imagens de efeito tridimensional realmente espetacular, que podemos instalar como plugin adicional em nossos browsers. Funciona muito bem e o resultado é muito notável, tanto que se converteu num plugin favorito para muitos aficcionados em fotografia. Pois agora, ele está de cara lavada, com traje novo para seguir sendo um visualizador atrativo.
O antigo PicLens, agora chama-se Cooliris, adotando o nome da empresa criadora e melhorando algumas de suas características, além de incorporar-se ao Safari (navegador da Apple), igualada às versões para Firefox e Internet Explorer. Um destaque legal é que, se abrimos uma conta no Cooliris, podemos enviar imagens por email, com sua chamativa interface.
Outra interessante melhoria é a de adição de nuvens de páginas com coleções de imagens, inserindo a url, que Cooliris detectará e nos mostrará. Só vendo para enteder melhor!
Cooliris segue sendo um desses plugins imprescindíveis para visualizar galerias de imagens e serviços web (Flickr, Google Image, YouTube, Amazon, etc), e parece que quer seguir sendo o favorito de muitos por esta nova aposta. Suponho que muitos o instalarão e para os que não o fizerem, sugiro fazê-lo, pois não os deixarão indiferentes. É muito legal.
Site oficial | Cooliris
Google aprimora busca por imagens, outra vez
Usuários do Google.com já podem filtrar suas imagens com tamanhos perfeitos, cores específicas e tipos de desenho num único espaço. A companhia anunciou ontem (31), mais um upgrade nas buscas.
A inovação compreende um layout novo, em que basta um clique na parte esquerda superior para se abrir o leque de opções refinadas, como o novo recurso de medir o tamanho exato da imagem.
Na lista de dimensão das figuras buscadas, agora, em vez dos tradicionais filtros que iam de “Muito Grande” a “Pequena”, há seleções mais específicas, como “Ícone”, “Maior que...” e “Exatamente...”.
Um usuário pode, por exemplo, pela opção “Exatamente...” digitar a largura e a altura que procura em seu termo. Caso desejar um desenho de alta resolução, é possível selecionar pela barra “Maior que...” uma ilustração que seja maior que 2 megapixels, ou que ultrapasse até 70 megapixels.
Todos os recursos que já existiam, como busca por cores e diferenciação de estilo, estão agrupados na nova ala de refinamento.
No começo de julho, o Google também mudou seus filtros na busca avançada por imagens, facilitando o acesso a imagens livres de direitos autorais.
Acionado na “Pesquisa Avançada”, o novo modo de busca se divide em cinco opções: “não são filtrados por licença”, ”marcadas para reutilização”, ”marcadas para reutilização comercial”, “marcadas para reutilização com modificação” e “marcadas para reutilização comercial com modificação.
Com isso, o internauta pode ter a certeza que não usa imagens sem a permissão de seus proprietários, ocasionando em possíveis multas e retiradas do ar.
Fonte: Info Online