quinta-feira, 3 de junho de 2010

Sony fabrica OLED enrolável


Se me perguntam como eu imagino as telas do futuro diria flexível. Enquanto dobrar e salvar uma tela como se fosse uma folha de papel nos leva a um filme clássico  de sci fi, a realidade é que os avanços tecnológicos estão apontando para esse lado e agora a Sony confirma mais uma vez.

A empresa japonesa anunciou o desenvolvimento do visor OLED de 4,1 polegadas super flexível que pode ser enrolado em cilindro. Para fazer o que fez, a Sony desenvolveu OTFTs com um material semicondutor orgânico original (um derivado PXX), com oito vezes a modulação de OTFTs convencional.

Engenheiros e cientistas foram capazes de produzir uma tela de 80 mícrons de largura, 432 x 240 pixels de resolução com um rácio de contraste de 1000:1, e como eu disse, pode ser enrolado em um cilindro. Verdadeiramente surpreendente.

A empresa pretende melhorar ainda mais esta tecnologia, mas se a 10 anos você imaginava que ter um celular como o iPhone seria loucura, não me surpreende que em uma década (ou menos), estaremos usando telefones ou relógios digitais que funcionam como folhas de papel. Obviamente, este é apenas um protótipo que precisará se desenvolver muito. Enfim, é um protótipo funcional (e isso já significa muito, porque pelo menos não é apenas uma idéia) que em breve estará em suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário