quarta-feira, 8 de julho de 2009

Google anuncia sistema operacional Chrome OS



O Google, gigante global das buscas na internet, anunciou nesta terça-feira à noite que vai lançar um sistema operacional, o Chrome OS, com o qual planeja desbancar o onipresente Windows, da Microsoft, maior empresa de software do mundo, que detém 90% deste mercado.
"Os sistemas operacionais nos quais os navegadores rodam foram desenhados em uma era na qual não havia web", afirmou o vice-presidente do Google, Sundar Pichai, no blog da empresa. O sistema Chrome é "nossa tentativa de repensar o que um sistema operacional deve ser", acrescentou.

O Google Chrome OS começará a ser vendido em meados do ano que vem. O gigante da internet já tem o Android, sistema operacional voltado para o mercado de celulares, mas o Chrome OS será inicialmente lançado para netbooks e depois chegará aos computadores de mesa. Os netbooks são laptops de baixo custo, com menor capacidade computacional, voltados a consumidores que querem executar tarefas simples, como navegar na internet.

O novo sistema operacional do Google será um software de código aberto, baseado em Linux, o que significa que toda a comunidade de programadores poderá ajudar em seu desenvolvimento. Inspirado no navegador web Chrome, ele vai trabalhar integrado com ferramentas como o Gmail, Google Calendar e Google Maps. O objetivo é "ser rápido e leve, permitindo aos usuários ter acesso à internet em poucos segundos", disse a empresa.

- Este é um grande anúncio - disse o analista Rob Enderle, presidente do grupo Enderle - É a primeira vez que temos no mercado um sistema operacional competitivo de fato. Este tem o potencial de balançar as coisas e é a primeira tentativa real de fazer frente à Microsoft.

Esperamos que agora possamos ter um S.O. de qualidade.

Um comentário:

  1. O "Tio Gates" não vai mais ser tão venerado?
    Ja tava mais do que na hora de quebrar essa monarquia da Microsoft, preços altíssimos por produtos de nem tanta qualidade assim. Quem sabe agora eles se mexam e produzam algo competitivo.

    ResponderExcluir