quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Goooooooogle de novo


A Google pra variar, lançou logo duas novidades num mesmo dia. A primeira idéia ainda está no Labs e é chamada de People Hopper, um aplicativo para o orkut que permite que você use a imagem do seu perfil no orkut e a "transforme" na foto de um amigo seu, usando ao longo dessa transformação várias fotos de outros usuários do orkut que estejam publicamente disponíveis. Nenhum truque de computação gráfica é usado, todas as imagens ao longo da transição vêm de usuários reais do orkut:



Esse novo aplicativo varre milhões de fotos de usuários do orkut para que uma imagem seja transformada em outra. Para fazer isso, o People Hopper usa uma tecnologia de "imagens semelhantes". Primeiramente os rostos são automaticamente detectados nas imagens de perfis públicos do orkut e ajustados em contraste e tamanho. Depois, para cada imagem encontramos outras fotos de perfis públicos que sejam parecidas. Por fim, quando você escolhe dois amigos para serem "transformados", o aplicativo simplesmente passa por imagens similares, uma por vez, até que a transformação esteja completa.

É um aplicativo muito divertido que também te ajuda a fazer novas amizades. Como todas as imagens mostradas no People Hopper são de pessoas que escolheram deixar seus perfis do orkut públicos, você pode clicar em um rosto para visitar o perfil dessa pessoa e, se quiser, tentar conhecê-la.

Ficou interessado? Clique para testar o People Hopper direitamente no orkut!

Já a segunda sacada, foi a melhor delas , já é oficial e
desta vez ela quer desbancar o Facebook e o Twitter. O Google introduziu uma pitada de "redes sociais" no seu serviço de webmail, o GMail. O Google Buzz, como o novo serviço é chamado, integra ao GMail a funcionalidade de uma rede social como o Facebook, e a troca de mensagens como no Twitter. O Buzz promete ser um serviço que irá além de um simples sistemas de trocas de mensagens públicas ou privadas, e quem sabe consiga encobrir a decepção que foi o Google Wave.

O Buzz será uma nova pasta dentro do Gmail, beneficiando-se com isso, de uma base já consolidada de 176.5 milhões de usuários. Dentre as funcionalidades estão, seguidores automáticos (baseado nos contatos do GMail), experiência rápida de compartilhamento de conteúdo, divisão entre conteúdo público e privado, e integração com a caixa de entrada do GMail (notificações de comentários e novos posts). O Buzz possui integração com os principais serviços do google, como fotos (Picasa), vídeos (Youtube), encurtador de links (no caso, o uso do goo.gl), e leitor de feeds (Google Reader). Além dos serviços disponíveis no próprio Google, haverá a possibilidade de integração com serviços de terceiros, como o Flickr e até mesmo o Twitter. Seguindo a lógica dos outros serviços do Google, o Buzz também irá sugerir aos seu usuários, conteúdos de interesse.



Também foi disponibilizado uma versão do sistema Buzz para smartphones com Android - o sistema operacional do Google específico para dispositivos móveis - além do iPhone/iPod Touch. Para esses dispositivos, haverá uma gama de funcionalidades diferenciadas da versão desktop como, integração com serviços de mapas (Google Maps e Place Page), geo-localização, e a visualização de buzz baseado na posição geográfica. Para os celulares equipados com Nokia S60 e Windows Mobile, somente estará disponível a integração do Buzz com o Google Maps. Já para os celulares da série BlackBerry, ainda não há nenhum serviço disponível até o momento. No site do Google Buzz Mobile há informações mais específicas sobre as partes do serviço que estarão por vir para todos os dispositivos moveis citados.



Muitos podem se perguntar porque o Google está investindo em outra rede social se esta mesma empresa já é dona do Orkut. O sucesso do Orkut só ocorreu realmente no Brasil (e em outros poucos países). No resto do mundo, essa rede social foi um fracasso total, perdendo terreno (e usuários) para seus competidores como FaceBook (a maior rede social do mundo, com mais de 400 milhões de usuários) e o MySpace. O Buzz é o coração da tentativa de integrar todos os grandes serviços do Google, criando com isso, uma enorme rede social.


Atualmente, o serviço está sendo implementado de forma gradual, e ainda não está disponível para todas as localidades no mundo. Para poder utilizar esse novo serviço, é necessário que os interessados acessem a página principal do Google Buzz, e efetuem uma solicitação de participação para a nova rede.

Fontes: Orkut Blog e Under-Linux

Nenhum comentário:

Postar um comentário