Um recurso inacabado no Windows 7, que foi “escondida” pela Microsoft no produto final, acabou se transformando em uma ferramenta muito útil graças aos esforços de uma empresa especializada em soluções de rede. Gratuito, o software Connectify transforma qualquer micro equipado com uma interface Wi-Fi e o Windows 7 em um verdadeiro hotspot, pronto para compartilhar a conexão com outros aparelhos.
O programa aproveita um recurso desenvolvido pela Microsoft batizado de “Virtual Wi-Fi”, que tornaria possível “virtualizar” uma única interface de rede sem fio como várias interfaces, cada uma conectada a uma rede diferente. Mas segundo disse o CEO da Nomadio, Alex Gizis, à revista PC World a Microsoft abandonou o projeto em 2006. As fundações da tecnologia foram inclusas no Windows 7 mas outros pedaços de código, como drivers, ficaram de fora.
O “pulo do gato” foi a Nomadio perceber que poderia completar as peças que faltavam usando código que ela já havia desenvolvido para seus outros programas. O resultado é um utilitário que permite a um usuário se conectar a uma rede – cabeada ou sem fio – como a de um cybercafé ou aeroporto e compartilhar esta conexão com outros aparelhos como notebooks e smartphones, usando uma única interface Wi-Fi.
Esta é a principal diferença entre o Connectify e recurso similar já encontrado no Windows Vista e Windows 7, batizado de “Internet Connection Sharing”. Neste, é impossível usar a mesma interface de saída (que leva à internet) como entrada (dos outros aparelhos). Com o Connectify isto não só é possível, como a máquina onde o programa roda é vista como se fosse um roteador wireless comum pelos outros aparelhos na rede. Estes podem rodar qualquer sistema operacional: outras versões do Windows, Linux, Mac OS X ou mesmo ser iPhones, iPods e outros smartphones. Apenas a máquina que serve como roteador precisa do Windows 7.
Na página oficial do Connectify, em www.connectify.me, há um FAQ detalhando seu funcionamento, bem como uma lista de interfaces wi-fi compatíveis: infelizmente modelos populares aqui no Brasil como a RTL8187, da Realtek, ou a Intel 3945 não funcionam com o programa. Nesta fase beta o programa é gratuito, mas Alex Gizis dá a entender que, no futuro, poderão haver duas versões: uma “profissional”, paga, e uma gratuita, com menos recursos e anúncios.
Fonte: Geek.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário