O HDMI 1.4, nova versão do cabo de transmissão de áudio e vídeo de alta qualidade, permite agora um canal direto de acesso à internet. Nos modelos antigos, cada dispositivo plugado por HDMI teria que se conectar à web de forma individual.
A tecnologia HDMI (High-Definition Multimedia Interface, ou em tradução livre, Interface Multimídia de Alta Definição) passou a ser utilizada no Brasil com a popularização de televisores Full-HD e comercialização de videogames como Xbox 360, da Microsoft e Playstation 3 da Sony.
Por aqui ainda é muito comum a utilização de cabos nos modelos de 1.0 a 1.2, pois muitos televisores e unidades centrais de home theater não oferecerem suporte ao modelo 1.3, que é capaz de oferecer som e vídeo de forma ainda mais perfeita que o convencional.
Todavia, no mercado já é possível encontrar alguns produtos de entretenimento doméstico preparados para se conectarem à Internet, com hardware e software específicos para essa atividade.
De acordo com o site HDMI.org, o HDMI Ethernet Channel, ou HDMI 1.4, consolida a tecnologia de áudio, vídeo e fluxos de dados em um único cabo.
Isso significa que um canal de dados dedicado permite que aparelhos como Home Theaters, videogames e centrais multimídia se conectem à internet por HDMI.
Em outras palavras, se um desses equipamentos estiverem plugados a uma televisão conectada à web, eles podem acessar sites e conteúdo online através do cabo HDMI com velocidade de até 100 Mb/s, similar às principais redes de computadores.
“Os consumidores podem desfrutar de todos os benefícios da conectividade Ethernet via HDMI, e simplificar ainda mais os seus sistemas, eliminando a necessidade de outros cabos” – afirma o site.
Além disso, o novo modelo é capaz de prover uma resolução de vídeo duas vezes maior que o Full HD, com cerca de 2160p, o que pode significar um novo passo para produtoras de games, indústria do cinema e home vídeo.
Fonte: Geek
Fonte: Geek