O iPad vem com um processador próprio (o Apple A4) de 1 GHz e tem capacidade para armazenar entre 16 GB e 64 GB de arquivos digitais, dependendo do modelo. A bateria dura 10h, segundo a Apple. A conexão à internet é feita via rede wi-fi (sem fio) ou celular 3G.
Os preços nos EUA variam de US$ 499 (modelo de 16GB só com wi-fi) a US$ 829 (modelo com 64GB, com wi-fi e 3G). A venda começa em 60 dias.
Com o lançamento - o maior da empresa desde o iPhone, há três anos -, a Apple busca criar uma nova categoria de aparelho sem fio, que vai tocar vídeo, permitir o uso de jogos e diversos outros tipos de mídia.
- É muito mais amigável que um laptop e com muito mais capacidade que um smartphone - disse Jobs, no aguardado lançamento.
Não foram divulgadas ainda informações sobre preço ou data de distribuição do novo lançamento.
Apesar de toda a agitação em torno do lançamento e do "Toque de Midas" da Apple quando se trata de produtos eletrônicos, analistas dizem que o iPad não será necessariamente um produto de venda fácil.
A demanda dos consumidores por um aparelho que fica entre um smartphone e um laptop ainda precisa ser comprovada, apesar de que muitos produtos, como o Kindle da Amazon.com, já estão disputando este mercado.
Vestido com seu tradicional uniforme, calça jeans e casaco preto de gola alta, Jobs começou a apresentação com uma narração da história dos aparelhos móveis da Apple.
Ele destacou ainda que a Apple tem 284 lojas em todo o mundo, que já receberam 50 milhões de visitantes.