O objetivo desta dica é simples, tornar o Firefox ainda mais rápido em relação ao carregamento de objetos e arquivos, acelerando em muito a velocidade de sua navegação. Modificando algumas chaves de configurações avançadas do navegador, vamos obrigá-lo a carregar elementos das páginas automaticamente e com uma “memória de carregamento” maior e mais eficiente, tornando-o visivelmente mais “esperto”.
A maioria dos navegadores só mostra a página quando grande parte dela já foi descarregada e como em uma memória RAM, realiza esse processo aos poucos caso possua pouco espaço para descarregar os elementos da página. A dica em questão resolverá esses dois entraves.
Após realizar a configuração em meu navegador, notei uma agradável diferença na velocidade de navegação e download de arquivos, sendo assim, a dica é altamente recomendada.
1 - Para evitarmos possíveis dores de cabeça, vamos realizar primeiro o backup dos arquivos de configuração do Firefox. Jesus salva, mas não faz backups!
Copie a pasta com as configurações atuais do Firefox para um lugar seguro. Ela se encontra em diferentes lugares de acordo com o sistema usado. Preste atenção ao caminho da pasta e substitua o username pelo nome do usuário que está logado na máquina. Copie a pasta que está dentro de Profiles, ela é nomeada com uma sequencia de letras e números aleatórios. Exemplo: dqgi65lr.default
No Windows XP
\Documents and Settings\username\Dados de aplicativos\Mozilla\Firefox\Profiles\
No Windows Vista
Users\username\AppData\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles\
No Mac OSX
username/Library/Application Support/Firefox/Profiles/
No Linux
root: ~/.mozilla/firefox/
usuário comum: /home/username/.mozilla/firefox/
2 - Após fazer o backup da pasta, vamos começar o procedimento. Abra o Firefox e digite na barra de endereços o comando about:config e dê enter.
3 - Aparecerá um aviso “isto pode anular sua garantia”, basta clicar em serei cuidadoso, eu prometo! Com isso você deverá procurar, digitando no campo de buscas acima a sentença network.http.pipelining e verificar se à ela está atribuída o valor true. Se não estiver, dê um duplo clique para mudar para esse valor.
4 - Na mesma página procure a sequência network.http.pipelining.maxrequests e dê um duplo clique nela para mudar o valor para 8.
5 - Encontre a sequência network.http.proxy.pipelinin e dê um duplo clique nela, mudando seu valor para true.
6 - Encontre a sequência network.dns.disableIPv6 e dê um duplo clique nela, mudando seu valor para true.
7 - Realizando estes passos, você deverá clicar com o botão direito do mouse em um lugar vazio na tela, escolher Nova Opção, depois selecionar Boolean e dar o nome de content.interrupt.parsing e definir seu valor como true.
8 - Dê novamente os mesmos passos, clicando com o botão direito do mouse em um lugar vazio na tela, escolhendo Nova Opção, mas desta vez clique em Inteira para poder defini-la como content.max.tokenizing.time e atribua o valor para 2250000.
9 - Crie novamente uma entrada definida como Inteira, mas desta vez com o nome de content.notify.interval com o valor de 750000.
10 - Crie uma entrada Boolean com o nome de content.notify.ontimer e a defina como true.
11 - Crie outra entrada Inteira, mas com o nome de content.notify.backoffcoun e coloque o valor 5.
12 - Crie novamente uma entrada Inteira com o nome de content.switch.threshold com o valor 750000.
13 - Por último crie uma nova entrada Inteira com o nome de nglayout.initialpaint.delay com valor zero 0.
Caso alguma dessas chaves já existam, apenas mude o valor para os citados acima.
Dica trabalhosa hein? Mas não se preocupe, valerá a pena. Após realizar estas configurações você deve reiniciar o seu Firefox para que as modificações entrem em vigor e logo em seguida já poderá usa-lo aproveitando quase o dobro de sua velocidade normal de carregamento de páginas.
Considerações: Se o seu sistema possui pouca memória RAM disponível (256mb ou inferior) e você notar que o computador está lento enquanto você utiliza o Firefox, faça a seguinte modificação: Abra o about:config, vá em Nova opção - Boolean, digite config.trim_on_minimize e escolha o valor true para a opção. Isso fará com que o Firefox libere memória RAM enquanto você estiver com ele minimizado ou sem uso no momento.
Caso alguma página específica esteja com problemas para abrir após as modificações, basta remover a chave
content.interrupt.parsing ou mudar seu valor para false para resolver a questão. Essa chave serve para que o Firefox nao espere para receber todo o conteúdo da página e mostre logo o que já recebeu.
Pronto, agora o seu Firefox estará uma verdadeira bala para carregar páginas e arquivos! Caso a mudança não lhe agrade, modifique e apague as chaves criadas no navegador ou feche o Firefox e substitua a pasta do profile pela original que fizemos backup no começo da dica.
Aproveite a brisa das altas velocidades.